segunda-feira, 28 de junho de 2010

" O esforço que recompensa"

Saber ser um bom profissional não é, de modo algum, tarefa fácil. Pode-se mesmo dizer que é uma tarefa que exige esforço contínuo e empenho contantes, principalmente quando se trata daqueles que transmitem o conhecimento, os agentes responsáveis pela educação, pois possuem em suas mãos a responsabilidade de: preparar indivíduos para a vida.

Para isso, é preciso dedicação e amor pelo que faz, em qualquer área em que se trabalhe. E com a matemática não é diferente, principalmente por ser uma área em que poucos se indentificam e nem todos os que se identificam, são capazes de enfrentar uma sala de aula.

Além disso, há as dificuldades encontradas no caminho por esses profissionais, desde a escolha,quando encontraram o preconceito até por parte dos familiares, estes com a justificativa de ser uma área sem futuro, onde se enganam, até o momento de entrarem na sala de aula, em que é preciso:

  • saber lidar com as diversas personalidades e níveis intelectuais;
  • passar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • saber chamar a atenção do aluno para si, sendo criativo e sem fugir do assunto a ser passado;
  • favorecer o desenvolvimento da comunicação e da partilha de raciocínios;
  • ensinar o aluno a pensar;
  • estabelecer um ambiente de aprendizagem em que os alunos sejam capazes de alargar e aprofundar a sua reação à beleza das ideias, dos métodos, dos instrumentos, das estruturas, dos objetos, etc.

E diante o que foi citado o professor de matemática pode tornar sua aula ainda muito mais interessante, com a utilização de diversas ferramentas, como: jogos, músicas, gincanas, atividades lúdicas, entre tantas outras formas que permitem desmistificar a ideia de que toda aula de matemática é monótona e que o professor é o "bicho-papão".

No entanto, tirar essas ideias já estabelecidas na cabeça de muitos, com a utilização de vários recursos como foi citado, sendo realmente o profissional que faz a diferença, não é uma tarefa simples e exige muito esforço e dedicação. Porém, é um esforço que recompensa. A partir do momento que o profissional percebe que está fazendo a diferença, que está contribuindo na formação de seres pensantes e estes estão absorvendo tudo o que foi passado e desejando consequentemente mais conhecimentos, conquistando assim o respeito de todos por onde passa, torna-se um profissional realizado e amante daquilo que faz. Assim, é necessário um profissional:

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive." (Ricardo Reis)

REFERÊNCIA: http://matnice.spaces.live.com/blog/cns!7DDDF43B9427BDA6!133.entry

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem.

    Acho que atualmente temos poucos Educadores de verdade nas instituições de ensino. Do ensino fundamental ao nível superior é o que a gente mais nota, como alunos, professores estressados, indispostos, cansados, ultrapassados, entre outras; e dificilmente vemos professores com o contrário do que foi dito. Como a educação vai promover cidadãos preparados para a vida?
    Aí onde entra a responsabilidade de cada um com o seu papel importantíssimo como Educador. É torcer para isso mudar de alguma forma...


    Temos vários professores..., porém educadores, dificilmente surge um.

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  2. Com certeza recompensa! A vida exige esforço em tudo que vamos realizar, se é que queremos que haja progresso naquilo que fazemos, e não seria diferente com a matemática. A maioria das pessoas pode achar que com relação à matemática o esforço deve ser maior, mas, se analisarmos bem, não é assim que ocorre. Como já foi abordado antes nesse blog, trata-se de uma disciplina cumulativa que exige, na verdade, uma atenção para que se utilizem conteúdos já obtidos anteriormente em problemas de agora. É como a construção de um edifício, para que haja segurança ao erguer os andares de cima é necessário que haja uma base segura (alicerce), não é diferente no caso da matemática. Se há uma base segura, não há motivo para preocupações com o que vem adiante.

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  3. Como foi falando na postagem, a importância da dedicação e do esforço de um professor é insubstituível na hora de elaborar uma lição. O ministrador de aulas deve ter em mente qual seu objetivo em cada assunto a ser ministrado, além é claro de esquematizar o seu conteúdo de maneira que todo o corpo discente se sinta bem no momento da abordagem do conteúdo. Além disso, o professor deve entender o olhar do aluno e a maneira, com a qual ele se comporta na sala de aula, para poder traçar o tipo de abordagem ao aluno, só assim ele saberá qual a maneira ideal de trabalhar com o perfil de cada aluno.

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